Orçamento
Docentes podem participar de campanha para pressionar parlamentares da Alesp a votar nas emendas do Fórum das Seis
Por decisão da Assembleia Geral da Adusp de 21/6, no tocante às emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO-2022) que procuram garantir maior repasse de ICMS às universidades estaduais paulistas, dada a insuficiência do atual repasse anual de 9,57% do ICMS-Quota Parte Estadual, a Diretoria preparou mensagens padronizadas aos deputados estaduais, que poderão ser utilizadas pelas e pelos docentes interessados em se somar a essa campanha. As emendas apresentadas pelo Fórum das Seis podem ser consultadas aqui.
Além de formular a proposta-padrão de mensagem (que evidentemente pode ser modificada de acordo com o estilo e os pontos de vista da ou do remetente), a Adusp preparou um botão — inserido ao final deste texto — que permite, com um único toque, copiar os endereços eletrônicos de todos(os) os(as) deputado(a)s estaduais e colar no campo de destinatários de seu programa de e-mail preferido.
A mensagem-padrão que a Adusp sugere como forma de pressionar, democraticamente, a Assembleia Legislativa (Alesp) é a seguinte:
Prezada(o) deputada(o),
Como docente da Universidade de São Paulo, venho pedir que considere as propostas de emendas à LDO 2023 (PL 247/2022) apresentadas pelo Fórum das Seis, especialmente o tópico que trata dos recursos para as universidades estaduais paulistas. Como de praxe, o poder executivo retirou a expressão ‘no mínimo’ antes do percentual global de 9,57% do ICMS-QPE.
O financiamento adequado das universidades estaduais garante que as atividades de ensino, pesquisa, cultura e extensão sejam realizadas com a qualidade que sempre caracterizou a atuação dessas importantes instituições. O Fórum das Seis considera o processo de expansão pelo qual passaram as universidades estaduais a partir dos anos 2000 e as propostas foram pensadas na perspectiva de atender tal expansão. São apresentadas quatro propostas de aumento do percentual global do total do produto de arrecadação do ICMS-QPE: 11,6%, 11%, 10,5% e 10%. Independentemente do percentual acolhido por seu mandato, a expressão ‘no mínimo’ deve ser incluída no texto final.
Com a certeza de que nosso pleito será atendido, subscrevo-me.
Cordialmente,
(seu nome e unidade)
Clique no botão abaixo para copiar os endereços de e-mail de todos os deputados estaduais e colar no campo de destinatários de seu programa de e-mail preferido.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Fapesp recua parcialmente das mudanças na BEPE, após reprimenda do governador, mas entidades de pós-graduandos(as) mantêm pressão pela revogação total das medidas; novo ato ocorre nesta sexta (4/9)
- USP precisa fazer “perguntas que podem doer” em relação a suas políticas de armazenamento, segurança de dados e proteção dos sistemas, diz superintendente da STI
- Pós-graduandos não são recebidos por Zago e conversam na calçada com diretor da Fapesp sobre cortes em bolsas de pesquisa; nesta terça (1º/9), plenária virtual discute continuidade da mobilização
- A continuidade do desmonte do HU¹
- Ao celebrar, em evento da Fealq, “parcerias estratégicas” da USP com fundações privadas ditas de apoio, Segurado ignora a realidade de conflito de interesses e mercantilização do ensino