Teto salarial
Aos colegas atingidos pelo Teto constitucional estadual
Vários docentes atingidos pelo corte de vencimentos em razão de terem alcançado o teto constitucional estadual têm sido comunicados pela USP da possibilidade de acompanhamento do processo de regularização de aposentadoria junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Após ter acesso à peça modelo que a Universidade apresenta nas defesas, pareceu-nos oportuno reorientar os docentes, a fim de que eles próprios também apresentem suas defesas individuais, já que a prestada pela USP restringe-se à defesa institucional.
Ou seja, a defesa prestada pela USP beneficia o docente, ainda que indiretamente, mas deixa de pontuar questões individuais interessantes de serem acrescentadas, como a ausência de má-fé dos docentes; a presunção de legalidade do pagamento pela Administração Pública; o cálculo das aposentadorias feito ainda em momento de indefinição jurídica (mesmo no STF); a não necessidade de devolução de quaisquer valores a este título, e outras.
Com isso, será possível também ganhar algum tempo, na esperança de que sejam assentadas novas perspectivas políticas sobre a matéria, mais favoráveis a esses docentes.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Co aprova diretrizes orçamentárias de 2024 no valor de R$ 8,6 bilhões; repasse para pagamento a aposentados(as) será feito à parte, mas USP ainda não sabe como
- Tarcísio quer mudar a Constituição Estadual para tirar verbas da Educação e das universidades, adverte carta lançada pela Assembleia da Adusp
- Coletivo “Judias e Judeus pela Democracia” promove ato neste domingo (26/11) pelo cessar-fogo em Gaza
- Projeto que descongela contagem de tempo do período da pandemia pode ser votado nesta quarta (8/11), em comissão da Câmara dos Deputados
- EACH, dez anos após a medida judicial de interdição. O que mudou?