Conjuntura Política
Manifestação em defesa da democracia e em repúdio aos atos golpistas de 2023 ocorre a partir das 17h no Masp
A Frente Brasil Popular e a Frente Brasil Sem Medo convocam para os atos em defesa da democracia que ocorrem nesta segunda-feira (8/1).
As manifestações, programadas em cidades de todo o país, vão mais uma vez repudiar os atos golpistas do dia 8/1/2023, quando as sedes dos três poderes, em Brasília, foram invadidas e depredadas por grupos que se recusavam a aceitar a derrota de Jair Bolsonaro nas eleições de 2022 e reivindicavam uma intervenção militar para destituir o governo empossado uma semana antes.
Em São Paulo, a manifestação ocorre a partir das 17h no Masp, na Avenida Paulista. O ato na capital terá também um desagravo ao padre Júlio Lancelotti, da Pastoral do Povo da Rua da Igreja Católica, vítima de perseguições da extrema-direita e alvo de uma CPI que um vereador ligado ao MBL quer instaurar na Câmara Municipal neste ano.
As manifestações desta segunda-feira defendem ainda a continuidade das investigações para a responsabilização não apenas das pessoas que participaram da invasão e depredação dos prédios públicos em Brasília – centenas delas já presas ou monitoradas com tornozeleiras eletrônicas –, mas também dos financiadores e mentores da tentativa de golpe.
Nesta segunda, a Polícia Federal deflagrou mais uma etapa da Operação Lesa Pátria, voltada exatamente à investigação dos financiadores dos golpistas em onze Estados e no Distrito Federal.
Em Brasília, estava agendada para a tarde desta segunda-feira, no Senado Federal, um ato intitulado “Democracia Inabalada”, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, presidentes dos tribunais superiores, governadores(as), ministros(as) e parlamentares, entre outros(as) convidados(as).
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Sete docentes que não entregaram RAD respondem a “sindicância punitiva”, e outros(as) 32 precisaram firmar “protocolo de compromisso”; novo ciclo do PrADo terá início no segundo semestre
- Reitor retira da pauta do Conselho Universitário a proposta de mudanças na sistemática de concursos para ingresso de docentes, mas anuncia votação “em breve”
- Governo estadual altera estatuto do IPT para criar “conselho de orientação”, e Vahan nomeia como integrante Roberto Sallouti, “CEO” do BTG Pactual e dirigente da Faculdade Inteli
- SOS Butantan realiza plenária nesta terça (1º/7) para discutir próximas ações, após aprovação em primeiro turno de projeto que permite construção de prédios de até 48 m de altura na área do instituto
- Governo estadual derrubou 589 árvores para realizar obras de ampliação do HC de Ribeirão Preto; para compensar, plantou 3.800 mudas em outro bairro