Campanha Salarial 2010
Aguardamos negociação!
Mesmo correndo o risco de saturar os colegas, que muitas vezes não têm tempo sequer para ler, no ritmo adequado, os textos relacionados ao seu trabalho acadêmico, a diretoria da Adusp considera vital enfatizar a importância de termos de fato uma séria negociação de data-base.
No Informativo Adusp 302 apresentamos um breve histórico de quase vinte anos de negociações de data-base e as complexidades com que nos deparamos neste ano, fruto de iniciativas a nosso ver divisionistas perpetradas pelo Cruesp. O Fórum das Seis, cumprindo o que estava previsto no cronograma por ele estabelecido em 20/1, entregou a Pauta Unificada, que contém as reivindicações dos docentes, estudantes e funcionários das três universidades e do Centro Paula Souza, no dia 30/3, ao atual presidente do Cruesp (vide detalhes no Boletim do Fórum das Seis de 31/3).
Ficamos agora na expectativa de que a primeira reunião de negociação ocorra, de fato, entre os dias 19 e 23/4, conforme solicitação encaminhada em 12/2 (!) ao reitor da USP João Grandino Rodas, então na presidência do Cruesp, e reencaminhada ao reitor Fernando Costa, da Unicamp, em 10/3. Agora, com a Pauta entregue, certamente na próxima semana conheceremos a data dessa primeira reunião.*O Fórum das Seis, em reunião realizada logo após a entrega da Pauta, indicou os eixos centrais da campanha:
- Reajustes iguais para servidores técnico-administrativos e docentes, tendo como horizonte os 16% de reposição salarial para todos! Essa reposição é constituída pela inflação de maio de 2009 a abril de 2010 e de parte da perda salarial acumulada, ao longo dos últimos vinte anos, em relação ao salário médio de maio de 1989, início da vinculação dos orçamentos das universidades estaduais paulistas a um percentual do ICMS do Estado definido a cada ano pele Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), os já tradicionais, mas insuficientes, 9,57%.
- Não criminalização dos movimentos sociais! O Fórum das Seis condena uma prática, muito comum na sociedade brasileira, de transformar em delitos criminais ações decorrentes de deliberações de assembleias de categorias de trabalhadores em conflitos de data-base. Basta ver como o governo do Estado lida com a campanha salarial dos professores da educação básica e os processos contra estudantes e funcionários das universidades estaduais. O diálogo entre as partes é imprescindível para evitar tais situações.
- Permanência estudantil/gratuidade ativa! Este é um eixo que tem merecido pouca atenção das administrações universitárias. Moradia e alimentação subsidiada são duas demandas urgentes nas três universidades. O próprio reitor Rodas, ao anunciar a transferência da Reitoria de um dos blocos do Crusp para o prédio da Antiga Reitoria, reconheceu o déficit de moradia existente desde os acontecimentos de 1968. O diálogo é imprescindível para lidar com a crise na Coseas.
- Mais recursos para a educação pública! Esperamos que neste ano, finalmente, o Cruesp se junte à reivindicação de mais recursos para as universidades e para a educação básica, quando a Assembleia Legislativa estiver votando a LDO.
Em síntese: dialogar é preciso… Estamos aguardando que o Cruesp se manifeste.
Informativo nº 303
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Carlotti Jr. propõe novo degrau na carreira docente e reconhece que reservas da USP são resultado do arrocho salarial
- Intransigente, Cruesp se nega a discutir contraproposta apresentada pelo Fórum das Seis, mantém reajuste de 5,51% e dá por encerradas as negociações
- Carlotti Jr. pretende gastar R$ 281 milhões da USP para comprar terreno que sediará nova unidade do HC de Ribeirão Preto, que é autarquia estadual; Conselho Universitário votará na próxima terça (3/6)
- Protesto contra desmatamento e construção de fábricas no Instituto Butantan ganha as ruas do bairro; em entrevista à “Folha”, diretor fala de parcerias milionárias
- Assembleia Geral da Adusp propõe ao Fórum que apresente ao Cruesp contraproposta de reajuste salarial entre 8,5% e 10%, e política de reposição