Defesa do Ensino Público
Apeoesp tem reunião com secretário após suspensão da greve
Os professores da rede estadual de ensino, reunidos em assembléia no vão livre do Masp em 8/4, decidiram pela suspensão da greve que completava então 30 dias. Em 13/4 foi realizada uma primeira reunião de negociação com o secretário da Educação, Paulo Renato, na qual a diretoria da Apeoesp reafirmou a pauta de reivindicações da categoria, reforçando a necessidade de reajuste salarial imediato. Também foi discutida a questão do desconto dos dias parados.
Segundo a presidente da Apeoesp, Maria Izabel Azevedo Noronha, o secretário voltou a afirmar, quanto ao reajuste salarial, que a reivindicação está fora de sua competência, pois o aumento precisaria ser discutido no âmbito do funcionalismo público como um todo. “Já estamos nos articulando com outros setores do funcionalismo e vamos enviar ofícios à Casa Civil e ao Governo do Estado, não vamos deixar a peteca cair”, declarou Izabel ao Informativo Adusp.
A Apeoesp reivindicou o não desconto dos dias parados e a retirada das faltas dos prontuários. O secretário defendeu o desconto em uma só vez e o pagamento da reposição de aulas na medida em que elas ocorrerem. A diretoria do sindicato propôs então que o desconto seja parcelado, como forma de diminuir seu impacto, e que o calendário de reposições se estenda até o fim do ano.
“Face às medidas autoritárias do governo e os 30 dias de greve sem perspectiva de negociação, avaliamos que era melhor voltar, mas vamos manter a luta. Cumprimos o papel de desmascarar a situação da educação no Estado de São Paulo, expusemos o perfil autoritário desse governo e o professor sai da greve de cabeça erguida, pode sair com zero [de reajuste salarial], mas saiu para a rua e não baixou a cabeça”, avalia a professora.
Informativo nº 304
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Conflito de interesses? Docente da FD e ministro do TSE, Floriano de Azevedo Marques Neto é advogado da Google em ação no Supremo Tribunal Federal que envolve as “big techs”
- Estudantes são feridos em novo ataque da extrema-direita à USP, protagonizado pelo vereador Lucas Pavanato (PL) e seus seguranças
- Sob Tarcísio, caem gastos com educação e saúde, demonstra Dieese; promessa de ampliar investimento foi pretexto para aprovação de emenda à Constituição em 2024
- Evidências científicas de fraude sistêmica no Provão Paulista são ignoradas pelo governo estadual, que fala em ampliar número de vagas no ensino superior oferecidas pelo exame
- Governo Tarcísio de Freitas autoriza início da privatização de 143 escolas estaduais; processo vai ampliar desigualdades, adverte Repu, e SBPC diz tratar-se de “um atentado ao futuro do Brasil”