Pela primeira vez em nossa longa e duradoura luta pela democratização estrutural da USP, e fruto da luta estudantil do primeiro semestre de 2007, foi incluído no calendário institucional deste ano uma semana destinada à realização do V Congresso de professores, estudantes e funcionários. Temos à nossa frente o desafio de construir uma pauta conjunta que potencialize a luta para transformar não só a estrutura de exercício do poder institucional na USP, como também propiciar o desenvolvimento de um processo de mudança nas relações sociais dentro da universidade e de seu envolvimento com a sociedade na qual está inserida.

A atual Comissão Organizadora do V Congresso, da qual participam DCE, Sintusp, Adusp e APG, deverá ser ampliada, passando a ser constituída por 27 membros, sendo nove professores, nove funcionários e nove representantes do DCE e da APG. Os representantes da Adusp na Comissão serão eleitos na Assembléia Geral de 26/3 e seria importante contarmos com pelo menos um representante de cada campus da USP.

Eixos unitários

As propostas encaminhadas pelos representantes da Adusp na atual Comissão são oriundas das deliberações de nossas Assembléias Gerais do primeiro semestre de 2007, que indicaram elaboração de eixos unitários de ação com estudantes e funcionários em torno de questões fundamentais como democratização do exercício do poder, financiamento, luta contra a privatização, políticas responsáveis de expansão da universidade pública e políticas efetivas de permanência estudantil. Além disso, e de central importância, é a construção da luta por uma Estatuinte democrática, exclusiva e independente do atual CO, que reunir-se-á para discutir o novo Estatuto, dissolvendo-se após o término de seus trabalhos.

É central que as forças vivas dos movimentos estudantil, de funcionários e de professores encontrem uma solução para o desafio político de, num mesmo tempo e movimento, debater idéias e propostas e construir a nossa capacidade de ação unitária. Sem isso, mais uma vez prevalecerá a vontade e o despotismo da oligarquia que tem determinado os rumos da USP.

 

Matéria publicada no Informativo nº 254

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!