Conjuntura Política
Dentro e fora da “Sanfran”, milhares de manifestantes endossaram “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros” e pediram saída de Bolsonaro
Foto: Daniel Garcia
Foto: Daniel Garcia
Foto: Daniel Garcia
Docentes da Universidade de São Paulo estiveram presentes aos atos públicos e outros eventos desta quinta-feira (11 de agosto) na capital e em outras cidades paulistas, em apoio à “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito” e à Campanha #Fora BolsonaroeMourão.
O principal mote das manifestações foi a defesa do próximo processo eleitoral e das instituições públicas incumbidas de sua condução, em especial o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que o presidente Jair Bolsonaro (PL) procura desacreditar, ao mesmo tempo em que ataca a urna eletrônica como instrumento de coleta de votos e o respectivo sistema de apuração.
Signatária da carta, a Diretoria da Adusp se fez representar durante a cerimônia de leitura do documento, no pátio da Faculdade de Direito do Largo São Francisco (FD-USP), pela professora Michele Schultz, presidenta da Adusp, e pelo professor César Minto. Eles também presenciaram a leitura, no Salão Nobre da FD, de outra carta, intitulada “Em Defesa da Democracia e da Justiça”, elaborada pela Federação das Indústrias (Fiesp) e apoiada por diversas instituições, entre as quais a USP, Unesp e Unicamp.
Milhares de pessoas compareceram à “Sanfran”, como é conhecida a FD, para a leitura da Carta elaborada por docentes da faculdade e que já recebeu mais de 970 mil assinaturas até o momento. O pátio, ao qual só tiveram acesso pessoas previamente credenciadas, ficou lotado. A maioria do(a)s manifestantes ficou do lado de fora e assistiu à leitura por um telão. No balcão da fachada principal, antes da leitura, oradore(a)s pertencentes a movimentos sociais se revezaram e foram em geral muito aplaudidos.
Nesta sexta-feira (12/8) o Informativo Adusp publicará a cobertura completa das atividades desta quinta, incluindo o ato no MASP e os eventos realizados em Ribeirão Preto e Brasil afora.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Novo modelo proposto pelo MEC redireciona e elitiza a pós-graduação nacional, “formando para o mercado e não para a docência e pesquisa”, adverte GT do Andes-SN
- Sem dar detalhes, Carlotti Jr. anuncia início de estudos para nova etapa da progressão docente; na última reunião do ano, Co aprova orçamento de R$ 9,15 bilhões para 2025
- Em carta ao reitor, professor aposentado Sérgio Toledo (84 anos), da Faculdade de Medicina, pede acordo na ação referente à URV e “imediato pagamento dos valores”
- Processo disciplinar que ameaça expulsar cinco estudantes da USP terá oitivas de testemunhas de defesa e de acusação nos dias 13 e 14 de novembro
- Diretor da Faculdade de Direito afasta docente investigado por supostos abusos sexuais; jurista contesta medida