Defesa da Universidade
Congregação da FFCLRP repudia perseguição à professora Francirosy Barbosa
Reunida no dia 29/9, a Congregação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) aprovou moção de repúdio às agressões cometidas, desde 2021, contra a professora Francirosy Campos Barbosa, do Departamento de Psicologia Social da unidade.
Os ataques sofridos pela docente são objeto de uma investigação policial, como relatado em reportagem do Informativo Adusp. A Diretoria da Adusp já se manifestou a respeito do caso. Francirosy professa a religião muçulmana e, como resultado de suas pesquisas, publicou livros sobre o Islã, questões de gênero e decolonização.
“Como pesquisadora dessa Faculdade, a docente vem sendo perseguida em eventos científicos presenciais e virtuais por meio do envio de cartas difamadoras a reitorias de instituições de ensino superior, bem como solicitações demandando a exclusão de sua participação em eventos”, relata a moção, após destacar a trajetória acadêmica de Francirosy e sua atuação em defesa dos direitos humanos.
“A perseguição a docentes no exercício de sua profissão constitui uma intolerância inaceitável e incompatível com a vida e exercícios acadêmicos”, adverte. “Atinge todos aqueles que se dedicam a produzir e a difundir o conhecimento a partir desta Faculdade e a todos que defendem o Estado Democrático de Direito. A Congregação da FFCLRP, por este motivo, repudia tal agressão, e toda e qualquer perseguição àqueles que produzem o conhecimento científic
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Surreal! Instituto Adolfo Lutz ameaçado de despejo pelo governo estadual a qualquer momento, para dar lugar ao “Hospital Inteligente” da cardiologista Ludhmila Hajjar
- “Uma equipe em que vários integrantes trabalharam por vinte anos foi dispensada sem nenhuma palavra de reconhecimento”; jornalistas desligados da revista “Pesquisa Fapesp” denunciam gestão Zago por falta de diálogo, desinformação e descaso
- Inflexível, Conselho de Graduação mantém início do segundo semestre para o dia 3 de agosto, praticamente sem intervalo em relação ao final do primeiro período, marcado para 31 de julho
- Reitor cria “Comitê Gestor” de investimentos financeiros da universidade e um GT para “analisar declaração de rendimentos de servidores”, mas não explica motivação
- Graves impactos da possível transferência do Instituto Adolfo Lutz