Democracia na USP
A reunião do Co de 26/6
Como previsto, o Conselho Universitário (Co) realizou uma reunião temática em 26/6, com a finalidade de debater “estrutura de poder”. Foram apresentadas e discutidas algumas propostas de reforma dos processos eleitorais de reitor e diretor, como a do professor Renato Janine, da FFLCH, e a do professor Flávio Coelho, diretor do IME. Uma proposta da FMRP elimina o segundo turno.
A professora Lisete Arelaro, diretora da FE, e o professor Adrián Fanjul, representante dos doutores, bem como representantes discentes e de funcionários técnico-administrativos defenderam a realização de eleições diretas para reitor. Todos manifestaram-se reivindicando que seja definido um calendário, com tempo adequado para discussão. O tema deve ser retomado em agosto, quando ocorrerá nova reunião temática do Co.
A Comissão da Reforma Estatutária, criada pela Reitoria, sistematizou um conjunto de propostas de diversas congregações, que precisam agora ser reencaminhadas às unidades. A Adusp considera imprescindível garantir espaço para uma ampla discussão, que não se limite às congregações. Além disso, as mudanças estatutárias devem contemplar não só o processo de eleição para reitor e diretores, mas também a composição dos colegiados, visando a garantir que a Constituição Federal, que prevê a gestão democrática das universidades, seja finalmente cumprida pela USP.
Informativo nº 348
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Amelinha Teles, presente!
- Arrecadação do ICMS cresce e supera previsões da Secretaria da Fazenda; Fórum das Seis requer nova negociação com reitores
- Entidades estudantis encenam “velório” da BEPE diante do prédio da Fapesp e responsabilizam governador pelos cortes realizados
- Por reforma agrária e agroecologia, em memória de Paulo Yoshio Kageyama
- Nesta sexta-feira, 18, IME outorgará título de Professor Emérito a Francisco Miraglia