Sucessão Reitoria
DCE não participará de votação democrática para Reitor(a)
Em assembléia realizada em 1º/10, os estudantes da USP decidiram, por maioria, não participar do processo de votação promovido pela Adusp, denominado Eleição Democrática para Reitor(a). Além disso, aprovaram o boicote à eleição oficial — assim, os representantes discentes nas congregações, conselhos centrais e Conselho Universitário deixarão de votar — e deliberaram realizar atos públicos de protesto nas datas previstas para a realização do primeiro e segundo turnos (20/10 e 10/11).
A assembléia apresentou-se dividida em quase todas as votações. Uma proposta de eleições diretas para Reitor, por exemplo, como um dos eixos do movimento, foi a voto quatro vezes, porque os contrários a ela não aceitavam a decisão da mesa de proclamar a vitória por contraste visual. Realizada a contagem na quarta votação, a proposta venceu por 89 votos a 62.
O professor João Zanetic, presidente da Adusp, compareceu à assembléia para defender a proposta da entidade. Ele explicou que, embora a Adusp não reconheça a legitimidade da forma de sucessão na Reitoria, e tenha sempre defendido “eleições diretas, paritárias, que terminem na universidade no caso do Reitor e nas unidades para os diretores, sem lista tríplice”, considera importante explorar as contradições do processo oficial, o que a levou a organizar a Eleição Democrática prevista para 14 e 15/10.
Para Zanetic, boicotar as eleições oficiais não implica necessariamente negar o processo organizado pela Adusp: “Não entendemos que o boicote seja contraditório com a Votação Democrática, pelo contrário”. Esta, aliás, foi precisamente a posição da APG, que boicotará a eleição oficial, mas participará da Votação Democrática.
O professor Francisco de Oliveira esteve na assembléia para explicar sua condição de anticandidato.
Matéria publicada no Informativo nº 294
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Reitoria cede, atende às reivindicações dos(as) funcionários(as) e propõe nova gratificação; acordo de final da greve foi assinado na quinta-feira (23/4)
- Fórum das Seis encaminha Pauta Unificada ao Cruesp; perda salarial entre maio de 2012 e março de 2026 é de 15,97%
- Pró-Reitoria de Graduação adota tom duro e ameaça punição indireta de estudantes em greve, ao proibir compensação de aulas e outros ajustes; “é retaliação”, reage DCE
- Comunicado da PRG ignora reivindicações discentes, ameaça qualidade dos cursos e pode coibir docentes que queiram oferecer alternativas a estudantes
- Primeira reunião de negociação entre Cruesp e Fórum das Seis será na próxima segunda-feira, 4/5; Adusp fará conversa online em 6/5 e Assembleia Geral em 7/5