Funcionalismo
Comissão de Trabalho e Serviço Público rejeita PLC 549
![]() |
![]() |
| Sessão da Comissãode Trabalho, Administração e Serviço Público que descartou o PLC 549/09 |
Os deputados da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público rejeitaram por unanimidade, em 12/5, o Projeto de Lei Complementar 549/09, que congela o salário dos servidores públicos federais por dez anos e impede investimentos em obras como reformas e ampliações de escolas e hospitais.
A rejeição à matéria foi proposta pelo deputado relator, Luiz Carlos Busato (PTB-RS), que já havia se comprometido com representantes do Andes-SN e de outras categorias de servidores públicos a apresentar parecer contrário à matéria. O PLC, entretanto, agora segue para análise de outras comissões e, se aprovado, irá a plenário.
“Obtivemos uma importante vitória, mas ainda não vencemos a guerra. Precisamos continuar firmes com nossas mobilizações contra esse projeto que só trará prejuízos para a parcela da sociedade brasileira que depende de serviços públicos de qualidade”, afirma o 1º tesoureiro do Andes-SN, José Vitório Zago.
“Só em 2009, o governo Lula destinou 35,57% do Orçamento Geral da União para o pagamento da dívida pública, e apenas 4,64% para a Saúde e 2,88% para a Educação. Portanto, não são os gastos com a folha de pagamento dos servidores que impedem o país de crescer e oferecer serviços públicos de qualidade à população”, avalia Zago.
Informativo nº 306
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Governo estadual e cúpula da USP celebram entrada da Google no Instituto de Pesquisas Tecnológicas, embora a “big tech” forneça IA para o Pentágono; será “complexo de vira-latas”?
- Assembleia Geral de 3/6 decide suspender a greve e manter a mobilização por reajuste de 7,52%, convocando a categoria a participar do ato de 10/6
- Greve estudantil é encerrada na Poli e na Faculdade de Direito; DCE-Livre realiza assembleia geral na segunda (8/6) para decidir rumos do movimento
- Diretoria da Adusp entrega carta à Reitoria na qual requer reabertura das negociações da data-base e do diálogo com estudantes em greve
- Adusp aprova continuidade da greve, e nova Assembleia Geral nesta quarta-feira (3/6) avalia movimento; Diretoria vai pedir à Reitoria reabertura da negociação com estudantes

