Permanência estudantil
Número de estudantes da EACH que recebem auxílio cresceu em relação a 2022, diz PRIP, e todas as chamadas previstas no edital de graduação foram realizadas
“Diferentemente do afirmado na matéria, o número de aluno(a)s da EACH que recebem o auxílio não diminuiu de 2022 para 2023. Em 2022, eram 1.298 estudantes de graduação contemplados com auxílios financeiros. Em 2023, são 1.343 estudantes de graduação contemplados com auxílios financeiros, integrais ou parciais. Além desses, há mais 51 estudantes de pós-graduação contemplados”, diz a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento em direito de resposta encaminhado ao Informativo Adusp Online
A Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento da USP (PRIP) encaminhou à Adusp, nesta terça-feira (20/6), um pedido de direito de resposta, nos termos da lei 13.188/2015, à matéria intitulada “Mobilização de estudantes da EACH leva Carlotti a ouvir reivindicações depois de tentar ‘fugir’ do campus — mas reitor não se compromete a resolver escassez de bolsas PAPFE e falta de docentes”, publicada pelo Informativo Adusp Online em 16/6.
“No decorrer da matéria são citados números equivocados quanto à quantidade de auxílios destinados ao Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE) na USP em geral e especificamente na Escola de Artes, Ciências e Humanidades”, afirma a PRIP.
Segundo o texto encaminhado ao Informativo Adusp Online, o número de graduandos da EACH contemplados com o PAPFE cresceu de 1.298 para 1.343 neste ano, e o auxílio passou a contemplar também 51 pós-graduandos, o que totaliza um acréscimo de 96 estudantes em relação a 2022.
“Diferentemente do afirmado na matéria, o número de aluno(a)s da EACH que recebem o auxílio NÃO DIMINUIU de 2022 para 2023. Em 2022, eram 1.298 estudantes de graduação contemplados com auxílios financeiros. Em 2023, são 1.343 estudantes de graduação contemplados com auxílios financeiros, integrais ou parciais. Além desses, há mais 51 estudantes de pós-graduação contemplados. Um aumento de 96 estudantes com auxílio na unidade em relação ao ano passado”.
A PRIP também contesta o número de respostas a pedidos do PAPFE recebidas por estudantes divulgado em 5/6 em carta publicada pelo Centro Universitário de Pesquisas e Estudos Sociais “Ísis Dias de Oliveira” (Ceupes), entidade estudantil do curso de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP) e que foi novamente citado na reportagem sobre os incidentes na EACH publicada pelo Informativo Adusp Online de 16/6.
“Além disso, diferentemente do que diz a matéria da Adusp (‘apenas 11.611 tiveram seus resultados entregues’) também, há atualmente vigentes 13.393 auxílios de graduação e 993 auxílios de pós-graduação, somando um total de 14.386 concessões (lembrando ainda que, de acordo com cronograma publicado em Edital próprio, os recursos dos auxílios de Pós-Graduação estão em fase de avaliação e que estes números vão aumentar). Os dados são dos Sistemas Corporativos STI-USP”.
“Por fim, gostaríamos de informar que TODOS OS ESTUDANTES de graduação já receberam as respostas quanto ao seus auxílios, mais uma incorreção da matéria da Adusp que afirma que ‘Muitos estudantes da EACH estão entre o(a)s que ainda não sabem se receberão as bolsas’. Todas as chamadas previstas no edital da graduação já foram realizadas, estando pendentes de decisão apenas auxílios da pós-graduação de quem interpôs recurso ao resultado inicial da avaliação socioeconômica”.
No texto, a PRIP informa que documentos e outras informações estão disponíveis no endereço https://prip.usp.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- “Quer dizer que a gente vai aprender a fazer bolo de pote no doutorado!?”, “não é com práticas empreendedoras que se incentivará a pesquisa no Brasil” — jovens pesquisadores(as) rejeitam “novo modelo de pós-graduação”
- A faca no pescoço
- Fundação IBGE cria sua própria “fundação de apoio público-privada”, para captar recursos de outros entes estatais por serviços prestados. Sindicato vê riscos de privatização e perda de autonomia
- Justiça determina audiência de conciliação para encaminhar fim da ocupação na Creche Oeste, cujo fechamento arbitrário pela Reitoria acaba de completar oito anos
- Fundação “IBGE+”, dita de apoio, abre caminho à “captura da produção de informações estatísticas e geocientíficas por interesses privados”, diz sindicato