Representação sindical
Assembleia de terça, 1º de abril, debaterá pauta unificada da campanha de data-base
A próxima Assembleia Geral da Adusp, que será realizada na próxima terça-feira, 1º/4, às 16h30, no Auditório Cesar Lattes do Instituto de Física (IF), foi convocada para que a categoria discuta a proposta de pauta unificada da campanha salarial e de data-base (1º de maio de 2025), elaborada pela coordenação do Fórum das Seis e que agora passará pelo crivo das assembleias de cada um dos sindicatos.
A assembleia terá participação das regionais por videoconferência e transmissão pelo YouTube. Em Piracicaba e Ribeirão Preto, a AG poderá ser acompanhada nas subsedes regionais da Adusp. No câmpus de Pirassununga a participação remota será na Sala de Reuniões do ZEB. Em Lorena o local ainda não foi definido, mas será indicado a tempo.
Os sete itens principais da pauta são: 1) recomposição salarial e isonomia; 2) financiamento e reforma tributária; 3) Previdência; 4) acesso e permanência estudantil/gratuidade ativa; 5) condições de trabalho e estudo; 6) defesa da saúde pública, dos Hospitais Universitários (HU) e Centros de Saúde; 7) ETECs e Fatecs: defesa do vínculo com a Unesp.
Quanto ao item 1, “17,5% é o percentual necessário estimado para voltarmos ao poder de compra que os salários tinham em maio de 2012”, segundo o Boletim do Fórum das Seis. “A depender das inflações de março e abril/2025, o número pode mudar”.
Quanto ao item 2, o Fórum das Seis reivindica que o Cruesp se some à defesa da destinação de 8,64% da Receita Tributária Líquida (RTL) do estado de São Paulo para o financiamento das universidades estaduais paulistas, proposta que já será defendida na Assembleia Legislativa este ano, durante a tramitação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Ato público manifesta forte apoio à FFLCH contra ataques da extrema-direita e cobra ações da Reitoria e do poder público para responsabilizar os agressores
- Assembleia Geral de 1/10 aprova atualização do “Programa da Adusp para a USP” e campanha pela restituição de 175 vagas para PPI em concursos de contratação de docentes
- Em meio a chavões típicos do mundo corporativo, CAD sinaliza que prazo para entrega do “PrADo”, que se encerra em 3 de novembro, não será prorrogado
- Unicamp rompe convênio com Instituto Technion, de Israel; “genocídio da população palestina fere princípios e valores de nossa universidade”, diz reitor
- Projeto que restitui contagem de tempo da pandemia para o funcionalismo entra na pauta da Câmara dos Deputados e pode ser votado na próxima semana