Representação sindical
Assembleia de terça, 1º de abril, debaterá pauta unificada da campanha de data-base
A próxima Assembleia Geral da Adusp, que será realizada na próxima terça-feira, 1º/4, às 16h30, no Auditório Cesar Lattes do Instituto de Física (IF), foi convocada para que a categoria discuta a proposta de pauta unificada da campanha salarial e de data-base (1º de maio de 2025), elaborada pela coordenação do Fórum das Seis e que agora passará pelo crivo das assembleias de cada um dos sindicatos.
A assembleia terá participação das regionais por videoconferência e transmissão pelo YouTube. Em Piracicaba e Ribeirão Preto, a AG poderá ser acompanhada nas subsedes regionais da Adusp. No câmpus de Pirassununga a participação remota será na Sala de Reuniões do ZEB. Em Lorena o local ainda não foi definido, mas será indicado a tempo.
Os sete itens principais da pauta são: 1) recomposição salarial e isonomia; 2) financiamento e reforma tributária; 3) Previdência; 4) acesso e permanência estudantil/gratuidade ativa; 5) condições de trabalho e estudo; 6) defesa da saúde pública, dos Hospitais Universitários (HU) e Centros de Saúde; 7) ETECs e Fatecs: defesa do vínculo com a Unesp.
Quanto ao item 1, “17,5% é o percentual necessário estimado para voltarmos ao poder de compra que os salários tinham em maio de 2012”, segundo o Boletim do Fórum das Seis. “A depender das inflações de março e abril/2025, o número pode mudar”.
Quanto ao item 2, o Fórum das Seis reivindica que o Cruesp se some à defesa da destinação de 8,64% da Receita Tributária Líquida (RTL) do estado de São Paulo para o financiamento das universidades estaduais paulistas, proposta que já será defendida na Assembleia Legislativa este ano, durante a tramitação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Justiça Federal emite mandado de prisão contra o “hacker” Azael, autor de ataques à USP em março
- Carlotti Jr. alardeia que USP alcançará meta de 6 mil docentes, mas quadro ainda está longe disso, e retorno aos números de 2014 não ocorrerá nesta gestão
- Fórum das Seis conclama comunidade a endossar abaixo-assinado para pressionar Cruesp a retomar negociações da data-base
- Projeto de Carlotti Jr. de “expansão” do câmpus de Ribeirão Preto votado no Co ignora proposta de “Câmpus Parque”, formulada por uma comissão criada pelo próprio reitor em 2023
- Projeto encaminhado por Nunes à Câmara Municipal permite a construção de prédios de até 48 metros de gabarito no Instituto Butantan; comunidade resiste e entrega reivindicações ao diretor Kallás