Representação sindical
Assembleia de terça, 1º de abril, debaterá pauta unificada da campanha de data-base
A próxima Assembleia Geral da Adusp, que será realizada na próxima terça-feira, 1º/4, às 16h30, no Auditório Cesar Lattes do Instituto de Física (IF), foi convocada para que a categoria discuta a proposta de pauta unificada da campanha salarial e de data-base (1º de maio de 2025), elaborada pela coordenação do Fórum das Seis e que agora passará pelo crivo das assembleias de cada um dos sindicatos.
A assembleia terá participação das regionais por videoconferência e transmissão pelo YouTube. Em Piracicaba e Ribeirão Preto, a AG poderá ser acompanhada nas subsedes regionais da Adusp. No câmpus de Pirassununga a participação remota será na Sala de Reuniões do ZEB. Em Lorena o local ainda não foi definido, mas será indicado a tempo.
Os sete itens principais da pauta são: 1) recomposição salarial e isonomia; 2) financiamento e reforma tributária; 3) Previdência; 4) acesso e permanência estudantil/gratuidade ativa; 5) condições de trabalho e estudo; 6) defesa da saúde pública, dos Hospitais Universitários (HU) e Centros de Saúde; 7) ETECs e Fatecs: defesa do vínculo com a Unesp.
Quanto ao item 1, “17,5% é o percentual necessário estimado para voltarmos ao poder de compra que os salários tinham em maio de 2012”, segundo o Boletim do Fórum das Seis. “A depender das inflações de março e abril/2025, o número pode mudar”.
Quanto ao item 2, o Fórum das Seis reivindica que o Cruesp se some à defesa da destinação de 8,64% da Receita Tributária Líquida (RTL) do estado de São Paulo para o financiamento das universidades estaduais paulistas, proposta que já será defendida na Assembleia Legislativa este ano, durante a tramitação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Adusp realiza Assembleia Geral na quinta-feira (22 de maio) para debater data-base
- Depois de quase dez meses, Parque Esporte para Todos permanece fechado; Prefeitura fala em reforma somente em 2026
- Audiência pública do Condephaat em Piracicaba, em 20/5, debaterá projeto “Boulevard Boyes”, que ameaça patrimônio cultural e natural da cidade
- Na próxima segunda-feira (19 de maio), entidades do Fórum das Seis realizam ato público na Unicamp para pressionar reitores na primeira reunião de negociação
- Prédio do “Inova USP” em Ribeirão Preto custa R$ 26 milhões e sediará laboratórios, “coworking” e “residência em empreendedorismo”