Representação sindical
Comissão Eleitoral Central promulga resultado da eleição para a Diretoria do Andes-SN
A Comissão Eleitoral Central (CEC) promulgou nesta segunda-feira (12/5) o resultado oficial da eleição para a Diretoria do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) no período 2025/2027. A Chapa 1 – Andes pela base: diversidade e lutas venceu o pleito, com 6.453 votos (43,61% do total de votos válidos).
A Chapa 4 – Oposição para renovar o Andes-Sindicato Nacional ficou em segundo lugar, com 3.575 votos (24,16%). A Chapa 2 – Renova Andes obteve 2.390 votos (16,15%), enquanto a Chapa 3 – Andes-SN Classista e de Luta teve 2.015 votos (13,62%).
Foram registrados 145 votos em branco e 220 nulos. Votaram 14.798 docentes, 22,74% do número total de eleitores(as).
A posse da nova diretoria ocorrerá na plenária de Abertura do 68º Conad, que será realizado em Manaus, de 11 a 13 de julho.
A Diretoria terá como presidente Cláudio Anselmo de Souza Mendonça (UFMA), Caroline de Araújo Lima (UNEB) como 1ª vice-presidenta: Letícia Carolina Nascimento (UFPI) como 2ª vice-presidenta e Annie Schmaltz Hsiou (USP) como 3ª vice-presidenta. Veja aqui a nominata completa.
A Adusp registrou 259 votos para a eleição no Sindicato Nacional, sendo 18 em trânsito (docentes de outras instituições).
Nas urnas disponibilizadas pela entidade, a Chapa 1 recebeu 147 votos; a Chapa 2 obteve 39; a Chapa 4 teve 36 votos; e a Chapa 3 recebeu 16 votos. Houve ainda 20 votos em branco e um nulo.
As eleições da Adusp e do Andes-SN ocorreram nos dias 7 e 8 de maio. Para a Diretoria da Adusp, foi eleita a chapa única, Autonomia, participação e luta – em defesa da Adusp, da democracia e da ação coletiva, que toma posse no dia 27 de junho.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- A continuidade do desmonte do HU¹
- Justiça Federal emite mandado de prisão contra o “hacker” Azael, autor de ataques à USP em março
- Reitoria pretende reeditar Estatuto do Docente, para subordinar CERT à Comissão Permanente de Avaliação; instituir nova instância avaliatória do regime probatório, a “CoED”; e ampliar de 6 para 18 o repertório de perfis docentes
- Confira aqui a nova vitória da Adusp no TJ-SP contra a tese da Reitoria de “prescrição” da ação da URV, e outros andamentos recentes do caso
- “Fui aprovado por unanimidade, mas meu nome está sendo veiculado de forma negativa, como se eu tivesse interferido na constituição da banca”, diz prefeito do câmpus de Piracicaba, que repele acusação de favorecimento em concurso de titular