Comunidade do IO leva à Reitoria manifestação de repúdio às demissões
Categorias deixam recado claro ao reitor de que as dispensas no IO não serão aceitas (foto: Daniel Garcia)

No início da tarde desta sexta-feira (5/5), uma manifestação composta majoritariamente por estudantes e funcionário(a)s do Instituto Oceanográfico (IO) saiu da praça em frente àquela unidade, onde teve início, e cruzou uma parte da Cidade Universitária do Butantã para chegar ao prédio da Reitoria, onde demonstrou seu enorme repúdio à decisão do reitor Carlotti Jr. de anular os contratos de trabalho dos marinheiros das embarcações do IO.

“Oceanografia contra as demissões dos tripulantes dos navios”, avisava uma faixa que parecia resumir o protesto. Primeiro na Praça do Oceanográfico, depois ao longo do trajeto e por fim diante da Reitoria, uma multidão de jovens expressou sua insatisfação e indignação com as medidas que a Reitoria vem encaminhando desde o dia 18/4 — e que, caso não sejam alteradas, trarão grandes prejuízos não só para o grupo de 26 trabalhadores marítimos que terão extintos seus contratos de trabalho, mas também para as pesquisas realizadas no IO que dependem dessa força de trabalho.

No caminho até a Reitoria, coletes salva-vidas aludem às embarcações (foto: Daniel Garcia)

Muitas das faixas e cartazes exibidos diante da Reitoria chamavam atenção exatamente para os laços entre a unidade, suas embarcações de pesquisa (navio “Alpha Crucis” e barco “Alpha Delphini”) e seus marinheiros. “Não é mole não, o IO está sem tripulação”, “Sem navio não existe IO”, “Os dados da sua pesquisa não vêm do céu, e sim dos trabalhadores”, foram alguns dos dizeres apresentados. “Já perdemos um navio para o fogo, não podemos perder outro”, dizia um cartaz em alusão ao incêndio que inutilizou o lendário “Professor W. Besnard”.

As e os estudantes focaram, igualmente, nas questões políticas de fundo que envolvem o caso: “Contra as demissões, abaixo a terceirização”, “Estudantes junto com trabalhadores”, “Pedimos por humanidade, respeito e solidariedade à nossa tripulação”.

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!