Serviço Público
“O Lutz não sai, o Lutz fica!”, dizem funcionárias(os) durante abraço simbólico no instituto ameaçado de demolição pelo governo Tarcísio

Na manhã desta sexta-feira, 3 de julho, dezenas de funcionárias e funcionários do Instituto Adolfo Lutz (IAL) participaram de um abraço simbólico na instituição, realizado em frente à escadaria do seu histórico prédio central, situado à Avenida Dr. Arnaldo, no chamado Quadrilátero da Saúde. A iniciativa foi do Grupo de Defesa do IAL, que se opõe aos planos do governo estadual de ceder para o futuro “Hospital Inteligente”, ou Instituto Tecnológico de Emergência, a área hoje ocupada pelos prédios do instituto.
Embora o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos)-Felício Ramuth (PSD) pareça haver recuado de suas intenções iniciais, a equipe do IAL permanece preocupada, pois não há transparência. A ideia inicial era simplesmente desalojar os laboratórios e demais instalações atuais do instituto, instalar o “Hospital Inteligente” no prédio central, que é tombado pelo Condephaat, e demolir outros quatro prédios.
“Hoje os funcionários do Instituto Adolfo Lutz se mobilizaram contra a demolição do Instituto para a construção do Hospital Inteligente. Nós não somos contra o hospital, claro, mas somos totalmente contrários à derrubada do IAL para isso. O IAL é um instituto de pesquisa que tem papel fundamental para a saúde pública, atuando no diagnóstico vigilância em saúde, pesquisa científica e formação de profissionais para o SUS”, declarou ao Informativo Adusp Online a pesquisadora científica Roberta Morozetti Blanco, integrante da Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC), que apoiou o “abraço”.
“A nossa luta não acabou. A gente precisa continuar a reafirmar a importância desse instituto, que tem 134 anos de ação na saúde pública e que está estruturado para atendimento de emergências na área do SUS”, disse Giselle Ibette Silva López Lopes, assistente técnica de pesquisa científica e tecnológica do IAL.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- CAA vai estudar publicação de edital competitivo para distribuir parte dos cargos de Professor Doutor, diz Segurado no Co; IQ pede criação da função de Professor Pleno
- Ao celebrar, em evento da Fealq, “parcerias estratégicas” da USP com fundações privadas ditas de apoio, Segurado ignora a realidade de conflito de interesses e mercantilização do ensino
- Depois de quase dez anos, Justiça concede à USP reintegração de posse da Creche Oeste; cabe recurso
- ANPG e mais 17 associações de pós-graduandos(as) reagem a cortes da Fapesp em bolsas de pesquisa no exterior; em ofício a M.A. Zago, cobram “abertura de diálogo” e “revogação imediata” das mudanças
- Em ofício encaminhado à Adusp, Reitoria defende exclusão da GACE de docentes afastados por mais de 30 dias, por ser “coerente com a natureza complementar da gratificação”