Ditadura militar
Comissão Estadual da Verdade realizou extensa audiência pública sobre a USP
A Comissão Estadual da Verdade “Rubens Paiva”, da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), realizou em 10 e 11/9 a audiência pública “O Legado da Ditadura na USP. Repressão e estrutura ontem e hoje”. Depuseram na audiência os professores Modesto Carvalhosa (FD), Maria Silvia Betti (FFLCH), Paulo Arantes (FFLCH), João Zanetic (IF), Dalmo de Abreu Dallari (FD), Maria Hermínia Tavares de Almeida (FFLCH), Silvio Roberto de Azevedo Salinas (IF) e Walter Colli (IQ). Os quatro últimos são membros da CV-USP.
Na sessão de 10/9, Renan Quinalha, assessor da CV Estadual, falou sobre o Regimento Disciplinar da USP, denunciando seus anacronismos e o viés ditatorial de seus dispositivos. A professora Janice Theodoro (FFLCH), atual presidente da CV-USP, apresentou o trabalho da comissão e parte dos dados já levantados por ela.
Desafio
São tantas as informações recebidas pela CV-USP, declarou Janice conforme registro da repórter Monica Ferrero (Alesp), “que o principal desafio na elaboração do relatório será compreender o conjunto documental e analisar qual política estava sendo desenvolvida pela repressão”.
Na sessão de 11/9, o professor Ciro Teixeira Correia, presidente da Adusp, discorreu sobre o tema “Fundações e núcleos de pesquisa”; a professora Maria Caramez Carlotto sobre “A estrutura de poder atual”; o professor Franklin Leopoldo e Silva sobre “Procedimentos de gestão privada; captação de recursos; perda de laços orgânicos; individualismo competitivo; modernização conservadora”.
Informativo nº 390
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- TJ-SP declara “perda do objeto” em ação da Adusp referente à contagem do tempo da pandemia; porém, caso a USP não cumpra a LC 226/2026, caberá novo processo judicial
- “Nova” política de claros mantém competição entre unidades e insegurança na reposição de docentes
- Reitoria cria GT para elaborar propostas de política de cotas para pessoas trans e de processo seletivo específico para estudantes indígenas
- Encerrada a Avaliação Quadrienal 2021-2024, critérios produtivistas recebem fortes críticas; MPF decide arquivar representação do professor Rodrigo Ribeiro (UFMG) contra a Capes
- Conselho Gestor do Câmpus escolhe nome de Setembrino Petri para batizar logradouro conhecido como “Travessa 12”; João Zanetic também foi considerado para a homenagem