Cartas de apoio e moções
É preciso recuperar a dignidade acadêmica!
Os participantes da assembleia geral da Adusp de 5/5/2016 manifestam grande apreensão diante dos documentos publicizados pela Administração, em 3/5, elaborados pela Comissão escolhida pela Reitoria para propor novas normas de avaliação docente e institucional.
Ressalte-se que tal apreensão se deve tanto ao conteúdo das medidas ali previstas como à forma como se pretende que conteúdo e forma sejam considerados, além do prazo extremamente exíguo para análise nas unidades.
Quanto aos conteúdos desses documentos – agora em formato de texto “legal” – qualquer leitura preliminar já permite constatar que ferem a autonomia do trabalho acadêmico e a perspectiva de funcionamento democrático da instituição.
Quanto à metodologia de discussão, pode-se antever que a Administração trabalhou com uma concepção bastante restrita do que se possa aceitar como democrática: os documentos não são acompanhados de nenhum tipo de diagnóstico que explicite qual o conjunto de problemas que se pretende resolver, prevalecendo um teor de enquadramento e disciplinamento do trabalho docente com vistas à consolidação de uma USP operacional, cada vez mais hierarquizada e ensimesmada – característica que a tornaria muito distante de uma instituição efetivamente educacional –, pois sequer prevê a manifestação prévia e autônoma de seus diversos órgãos colegiados.
Assim, antes de apontar problemas específicos ao longo desses documentos, que são muitos e de várias naturezas, é preciso destacar a primariedade e o desrespeito da Administração ao propor tais medidas, demandando que congregações de unidades sejam – uma vez mais – subservientes e não interfiram nesse funcionamento centralizador.
É preciso que congregações e dirigentes de unidades analisem criticamente tais documentos e coloquem-se frontalmente contra a maneira como esse processo tem sido conduzido e, com isso, a instituição possa enfim recuperar sua dignidade acadêmica.
Nem carreira, nem avaliação – mas sim controle centralizado, provocando a instabilidade de todos…
São Paulo, 5 de maio de 2016
Assembleia Geral da Adusp
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- “Organização social de saúde” presidida por Ludhmila Hajjar vence chamamento do Ministério da Saúde para gerir “Hospital Inteligente”, tendo como sócios Carlotti Jr. e Guido Cerri; contrato de gestão envolve R$ 1,95 bilhão em quatro anos
- Adusp solicita à Reitoria revisão de dispositivo da Resolução 8.969 que exclui da GACE docentes afastados regularmente por período superior a 30 dias
- Pronto-Socorro do HU vai fechar para reforma, o que aumentará ainda mais a sobrecarga do serviço de urgências na Zona Oeste; triagem será privatizada
- “Não houve valorização da carreira”, diz Associação de Pesquisadores Científicos ao rebater declarações de Tarcísio e apontar ataques aos institutos públicos de pesquisa
- Faculdade de Educação promove na próxima segunda-feira (17/8) evento sobre memórias das lutas das três categorias da USP