Cartas de apoio e moções
É preciso recuperar a dignidade acadêmica!
Os participantes da assembleia geral da Adusp de 5/5/2016 manifestam grande apreensão diante dos documentos publicizados pela Administração, em 3/5, elaborados pela Comissão escolhida pela Reitoria para propor novas normas de avaliação docente e institucional.
Ressalte-se que tal apreensão se deve tanto ao conteúdo das medidas ali previstas como à forma como se pretende que conteúdo e forma sejam considerados, além do prazo extremamente exíguo para análise nas unidades.
Quanto aos conteúdos desses documentos – agora em formato de texto “legal” – qualquer leitura preliminar já permite constatar que ferem a autonomia do trabalho acadêmico e a perspectiva de funcionamento democrático da instituição.
Quanto à metodologia de discussão, pode-se antever que a Administração trabalhou com uma concepção bastante restrita do que se possa aceitar como democrática: os documentos não são acompanhados de nenhum tipo de diagnóstico que explicite qual o conjunto de problemas que se pretende resolver, prevalecendo um teor de enquadramento e disciplinamento do trabalho docente com vistas à consolidação de uma USP operacional, cada vez mais hierarquizada e ensimesmada – característica que a tornaria muito distante de uma instituição efetivamente educacional –, pois sequer prevê a manifestação prévia e autônoma de seus diversos órgãos colegiados.
Assim, antes de apontar problemas específicos ao longo desses documentos, que são muitos e de várias naturezas, é preciso destacar a primariedade e o desrespeito da Administração ao propor tais medidas, demandando que congregações de unidades sejam – uma vez mais – subservientes e não interfiram nesse funcionamento centralizador.
É preciso que congregações e dirigentes de unidades analisem criticamente tais documentos e coloquem-se frontalmente contra a maneira como esse processo tem sido conduzido e, com isso, a instituição possa enfim recuperar sua dignidade acadêmica.
Nem carreira, nem avaliação – mas sim controle centralizado, provocando a instabilidade de todos…
São Paulo, 5 de maio de 2016
Assembleia Geral da Adusp
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Reitoria não se manifesta sobre pagamento de valores retroativos referentes ao “Descongela Já”; Diretoria da Adusp vai tratar do tema em reunião com nova gestão no próximo dia 25
- Justiça determina que USP pague auxílio-saúde a aposentados(as) e pensionistas com direito à paridade; decisão ainda será analisada em segunda instância
- Conflito de interesses na Câmara de Atividades Docentes? Um integrante coordena, por meio da FUSP, projetos remunerados que somam R$ 20 milhões. Presidenta leciona em MBA
- Justiça Federal emite mandado de prisão contra o “hacker” Azael, autor de ataques à USP em março
- Assembleia Geral da Adusp no dia 10 de março vai discutir pagamentos referentes à lei do “Descongela Já”