Decisão se refere a ADPF movida pela Ordem dos Advogados do Brasil. Em outro processo no Supremo Tribunal Federal, ainda sem julgamento concluído, o ministro Edson Fachin, relator da matéria, defende que a escolha “recaia sobre o docente indicado em primeiro lugar na lista”

O plenário virtual do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na última sexta-feira (5/2) que o presidente da República pode escolher para reitor ou reitora qualquer nome da lista tríplice apresentada pelas instituições federais de ensino superior. A decisão foi tomada no curso da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 759, ajuizada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que requeria a escolha do nome mais votado e solicitava ainda a anulação das nomeações feitas pelo atual governo que não tivessem respeitado esse critério.

Em dezembro de 2020, o relator do processo, ministro Edson Fachin, havia deferido parcialmente liminar determinando que o presidente da República deve: “(I) respeitar o procedimento de consulta realizado pelas Universidades Federais e demais Instituições Federais de Ensino Superior, e bem assim as condicionantes de título e cargo para a composição das listas tríplices; (II) se ater aos nomes que figurem nas listas tríplices e que, necessariamente, receberam votos dos respectivos colegiados máximos, ou assemelhados, das instituições universitárias e demais Instituições Federais de Ensino Superior”.

O ministro Alexandre de Moraes divergiu da interpretação, alegando a “desnecessidade de deferimento parcial do pleito cautelar para a fixação de balizas já previstas na Lei 5.540/1968, com a redação dada pela Lei 9.192/1995, e que continua em vigor”. A lei 9.192 estabelece a nomeação de reitor e vice-reitor pelo presidente da República a partir de “listas tríplices organizadas pelo respectivo colegiado máximo” da instituição.

“Se o Chefe do Poder Executivo não pode escolher entre os integrantes da lista tríplice, não há lógica para sua própria formação, cabendo à lei apenas indicar a nomeação como ato vinculado a partir da remessa do nome mais votado”, argumentou Moraes, professor da Faculdade de Direito da USP.

Kassio Nunes Marques, primeiro nome indicado ao STF por Bolsonaro, seguiu o colega. “A composição das listas tríplices é realizada pelos colegiados, que, ao fim e ao cabo, traduzem a vontade do próprio meio acadêmico, que consubstancia o corpo docente das próprias universidades. Pressupõe-se, por óbvio, que, na medida em que as universidades, por meio de seus colegiados, compõem as listas tríplices, qualquer um dos três nomes é opção hígida e segura para escolha, em critério de conveniência e oportunidade, pelo Presidente da República”, defendeu. Tiveram o mesmo entendimento os ministros Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, Luiz Fux, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes e Rosa Weber. Votaram com Fachin os ministros Marco Aurélio e Cármen Lúcia.

Julgamento de Ação Direta de Inconstitucionalidade foi interrompido em outubro

A escolha dos reitores e reitoras é objeto também da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6565, ajuizada em setembro do ano passado pelo Partido Verde e da qual oSindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) é amicus curiae. OPV solicita liminar para a suspensão das nomeações dos processos eleitorais em curso até o julgamento definitivo do mérito pela corte e ainda a nomeação, exclusivamente, dos candidatos mais votados pelas comunidades acadêmicas nos processos eleitorais já concluídos.

De acordo com o PV, o governo está suprimindo “a autonomia das universidades, desrespeitando a lista tríplice e nomeando candidatos sequer presentes na lista ou com baixíssima aprovação da comunidade acadêmica, sem a utilização de critérios científicos”. A ação sustenta que o objetivo do governo federal é “estabelecer vigilância e controle das universidades federais, principalmente sobre as pesquisas acadêmicas”, corroendo “internamente os mecanismos universitários de participação e de garantia de pluralidade”.

Igualmente relator da matéria, em seu voto o ministro Fachin proferiu decisão que foi além daquela relativa à ADPF proposta pela OAB. Além dos dois itens constantes na liminar de dezembro, Fachin determinou que a escolha do presidente “recaia sobre o docente indicado em primeiro lugar na lista”. O julgamento da ADI 6565 foi interrompido em outubro por pedido de destaque do ministro Gilmar Mendes.

Em janeiro, vinte reitores e reitoras eleitos e não empossados em universidades e institutos federais de todo o país lançaram a carta aberta “A democracia precisa prevalecer”, na qual denunciam que, desde 2019, o governo Bolsonaro tem nomeado interventores e interventoras para as reitorias das instituições, indicando docentes que não estavam em primeiro lugar na lista tríplice ou pessoas que sequer participaram do processo nas instituições.

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!