Democracia na USP
Segundo turno da eleição para representação docente no Co ocorre no dia 30/6. Ninguém se elegeu na primeira votação, e Adusp propõe reunião aberta com todas as chapas em 28/6
23/06/2022 07h47
Não houve eleição de chapa em nenhuma categoria na votação para representação docente no Conselho Universitário (Co), realizada na terça-feira da semana passada (14/6).
Na quarta-feira (15/6), a Secretaria-Geral da USP divulgou comunicado informando que nenhuma chapa havia alcançado a maioria absoluta de votos para ser eleita, conforme prevê a Portaria GR 7.706/2022, alterada pela Portaria GR 7.714/2022.
Votação em segundo turno será realizada na quinta-feira da semana que vem (30/6), com as mesmas chapas que participaram do primeiro turno, “considerando-se eleita a que obtiver maioria simples”, ressalta a secretária-geral, professora Marina Gallottini.
Os resultados foram os seguintes — o primeiro nome de cada chapa é o(a) titular, e o segundo é suplente:
- Na categoria professor(a) titular, a chapa formada por Marcílio Alves (EP) e Antônio Carlos dos Santos (FMRP) obteve 330 votos, e a chapa de João Francisco Justo Filho (EP) e Maisa de Souza Ribeiro (FEARP) alcançou 259 votos. Houve 52 votos nulos e 21 em branco.
- Na categoria professor(a) associado(a), a chapa de Rodrigo Bissacot Proença (IME) e Filomena Elaine Paiva Assolini (FFCLRP) recebeu 689 votos, ao passo que a formada por Carla Roberta de Oliveira Carvalho (ICB) e Regilene Delazari dos Santos Oliveira (ICMC) obteve 443. Houve 97 votos nulos e 36 em branco.
- Na categoria professor(a) doutor(a), a chapa formada por Daniel de Angelis Cordeiro (EACH) e Aline Martins de Carvalho (FSP) teve 462 votos, e a de Tessa Moura Lacerda (FFLCH) e Soraia Chung Saura (EEFE) recebeu 387. Houve 73 votos nulos e 25 em branco.
Não houve candidaturas para as categorias de assistente e auxiliar de ensino, ambas com reduzido contingente e consideradas quadros em extinção.
É talvez inédito o fato de duas das seis chapas inscritas serem compostas apenas por professoras. O principal colegiado da USP tem atualmente 165 membros, dos quais 113 são homens (68,48%) e 52 mulheres (31,52%). Na soma de titulares e suplentes são 223 membros, dos quais 148 homens (66,37%) e 75 mulheres (33,63%).
Conversa entre as chapas e a categoria será no auditório Abrahão de Moraes (IF)
A Diretoria da Adusp encaminhou correspondência às chapas que disputam a representação docente no Co, propondo a realização de uma conversa entre elas e a categoria na próxima terça-feira (28/6) à tarde. A reunião será presencial, no auditório Abrahão de Moraes do Instituto de Física (IF), porém será possível o acompanhamento a distância. As chapas apresentarão suas propostas e os(as) participantes presenciais e virtuais poderão encaminhar perguntas a serem respondidas durante a atividade. A seguir a mensagem encaminhada às chapas:
Prezada(o)s candidata(o)s a representantes das categorias docentes junto ao Conselho Universitário,
A Adusp tradicionalmente realiza uma conversa com candidatas e candidatos a representantes docentes no Conselho Universitário. Dado o conjunto de atividades do último período, não conseguimos realizar uma reunião antes do 1º turno, mas gostaríamos de realizar a atividade antes do 2º turno. Por isso, a diretoria da Adusp convida-a(o)s para uma reunião aberta a ser realizada no dia 28/6 (terça-feira) das 14 às 17h no auditório Abrahão de Moraes, no Instituto de Física. A reunião será presencial com acompanhamento remoto e será dividida em dois momentos: na primeira hora as seis chapas apresentam suas propostas num tempo de 10 minutos cada e, em seguida, abrimos para blocos de perguntas da plateia direcionadas às chapas.
Esperamos que todas e todos possam participar.
Cordialmente,
Diretoria da Adusp
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Reitoria pretende reeditar Estatuto do Docente, para subordinar CERT à Comissão Permanente de Avaliação; instituir nova instância avaliatória do regime probatório, a “CoED”; e ampliar de 6 para 18 o repertório de perfis docentes
- Confira aqui a nova vitória da Adusp no TJ-SP contra a tese da Reitoria de “prescrição” da ação da URV, e outros andamentos recentes do caso
- A continuidade do desmonte do HU¹
- Contratada sem licitação em 2022 por R$ 309 milhões, para gerir HC de Bauru (ex-HRAC) por cinco anos, a Faepa já recebeu total de R$ 592 milhões graças a nove aditamentos
- “Fui aprovado por unanimidade, mas meu nome está sendo veiculado de forma negativa, como se eu tivesse interferido na constituição da banca”, diz prefeito do câmpus de Piracicaba, que repele acusação de favorecimento em concurso de titular