Links importantes sobre a ação do URV
Julgamento da URV pelo STF não extingue ação da Adusp
Em julgamento ocorrido em 26.09.2013 (RE 561836), o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela inconstitucionalidade de lei estadual do Rio Grande do Norte (RN) que definiu critérios de conversão da Unidade Real de Valor (URV) para real, alegando que uma lei estadual não pode instituir padrões e critérios de conversão. Como nesse caso o resultado do julgamento teve reconhecida pelos Ministros a repercussão geral, a decisão vale para todos os processos sobre a mesma matéria em quaisquer instâncias do Judiciário, o que incluiria a ação ajuizada pela Adusp.
Contudo, a decisão do STF não coloca termo na ação ajuizada pela entidade. Caberá à sentença reconhecer a aplicação do julgamento do STF, bem como o limite temporal da incidência dessas perdas, ou seja, se a reestruturação da carreira e correções subsequentes não foram editadas para recompor as perdas relacionadas à conversão da URV. Dessa decisão ainda caberá recurso, antes de que se inicie a fase de liquidação de sentença, momento processual de apuração do quanto é devido.
Cabe lembrar que o julgamento proferido na data de ontem ainda não teve o acórdão publicado, oportunidade em que a Assessoria Jurídica da Adusp poderá avaliar melhor os limites e as consequências da decisão no caso concreto.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Tarcísio estuda adotar regime de capitalização na SPPrev, enquanto Câmara dos Deputados e Supremo debatem fim da contribuição de aposentados(as)
- Ministro Luiz Fux, do STF, suspende temporariamente ação de improbidade administrativa que pede exoneração da vice-reitora da USP
- Fracasso de público, versão online da Feira USP e as Profissões adotada pela PRCEU atraiu pouquíssimos participantes. No ano passado, evento presencial teve 73 mil visitantes
- Conselho Universitário vai debater na terça-feira (15/10) concessão do “Prêmio Desempenho Acadêmico”, em três parcelas de R$ 3 mil, e valores para progressão na carreira dos(as) funcionários(as)
- Grupo de trabalho propõe extinção da CERT e sua substituição por um comitê assessor subordinado à Câmara de Atividades Docentes; CLR resiste; decisão cabe ao Conselho Universitário