Nota da Diretoria
Sobre o PL 1.202/2023, que propõe cobrança de mensalidades nas universidades estaduais paulistas
Tão logo tomou conhecimento do projeto de lei (PL) 1.202/2023, de autoria do deputado estadual Lucas Bove, publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo no dia 7 de agosto, a Diretoria da Adusp alertou para sua inconstitucionalidade, por ferir dois princípios fundamentais: o da autonomia universitária e o da gratuidade.
O PL 1.202/2023 propõe “cobrança de mensalidade para alunos das instituições públicas de Ensino Superior estaduais do Estado de São Paulo” e estabelece patamares de pagamento de acordo com perfil socioeconômico.
De pronto reiteramos que as universidades são dotadas de autonomia conforme definido na Constituição Federal (CF) no seu artigo 207:
“As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.”
E também no artigo 254 da Constituição do Estado de São Paulo:
“A autonomia da universidade será exercida, respeitando, nos termos do seu estatuto, a necessária democratização do ensino e a responsabilidade pública da instituição…”
A gratuidade é definida no inciso IV do artigo 206 da CF:
“… gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais”.
O deputado proponente compartilha dos valores e ideais do findado governo federal, como ficou evidente quando da sua interpelação ao reitor da USP durante reunião das comissões de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação e de Educação e Cultura da Alesp.
Com alinhamento à extrema-direita, Bove, que é vice-presidente da Comissão de Educação da Alesp, traz discursos negacionistas e obscurantistas. Dessa forma, não surpreende que apresente um PL cujo teor fere o que se entende por ensino superior público, que pressupõe gratuidade incondicional.
A Diretoria da Adusp já está em contato com deputadas e deputados para barrar o avanço da proposta e comporá todas as frentes de resistência aos ataques que o governo estadual e seus aliados pretendam desferir contra a educação pública de qualidade, com financiamento público adequado, laica e socialmente referenciada.
Instamos todas e todos colegas a se juntarem conosco!
Diretoria da Adusp
9/8/2023
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Professora da FMVZ que denunciou assédio e misoginia é suspensa por 90 dias; UOL repercute matéria do “Informativo Adusp Online” sobre o caso
- Direção da FMVZ não dá encaminhamento adequado a denúncia recebida em 2022, e professora envia dossiê à Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento
- Ampliação do HC de Ribeirão Preto antecipa campanha eleitoral de 2026; governador agradece a Carlotti Jr. e anuncia que a USP assumirá parte das despesas
- Homenagem aos quatro estudantes da Escola Politécnica assassinados pela Ditadura Militar está prevista para 28 de março
- Professora da FMVZ denuncia assédio moral e perseguição, que levaram a um PAD contra ela; para centro acadêmico da unidade, “dinâmica de poder deturpada resulta em um ambiente abusivo”