Na primeira semana de abril, circulou nas redes sociais um novo vídeo mostrando alagamento de dependências do Hospital Universitário (HU), provocado pela entrada de água da chuva. Aparentemente a Superintendência do HU não tomou as providências necessárias para que esse tipo de problema, já registrado em ocasiões anteriores, voltasse a ocorrer.

Isso apesar do ato público realizado em 1º/3 diante do hospital por Sintusp, Adusp, DCE-Livre e Coletivo Butantã na Luta, precisamente em protesto contra o “estado de calamidade” em que esse equipamento público se encontra, em razão do deliberado descaso da Reitoria da USP.

De modo totalmente inconsistente e irresponsável, o reitor declarou que o serviço oferecido pelo HU “é muito caro”, o que serve de álibi ao desinvestimento da universidade nele e ao decorrente desmanche do hospital. As consequências são desastrosas tanto para o atendimento à população quanto para estudantes de graduação de sete cursos da área da Saúde da USP, que dependem do HU para seu processo de formação e estágios.

“Olha o HU caindo aos pedaços, tudo entupido, o sexto andar na semi tudo alagado, e está caindo água lá na Clínica Médica. Tudo largado às traças”. O desabafo de uma trabalhadora do hospital foi gravado em áudios à parte, que acompanham o vídeo.

Ela faz referência à unidade semi-intensiva do hospital. Como a UTI Adulto está fechada para reforma, os pacientes que estavam alojados nela foram transferidos para a unidade semi-intensiva, que é o local onde se deu o alagamento.

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!