Desde o final de janeiro, docentes nomeados(as) pela recém-empossada gestão de Carlos Gilberto Carlotti Junior e Maria Arminda do Nascimento Arruda vêm exercendo seus cargos na administração central da USP. Há, em maior número, docentes que alcançam pela primeira vez os escalões mais altos da burocracia universitária, e outro(a)s que os frequentaram em ocasiões anteriores.
 
Já a homologação das nomeações da(o)s nova(o)s pró-reitora(e)s, incluindo a pró-reitoria dedicada a inclusão e pertencimento a ser criada na gestão, deve ocorrer na próxima reunião do Conselho Universitário (Co), ainda sem data.
 
Uma nominata de possíveis pró-reitores(as) tem circulado em listas de discussão e aplicativos de mensagens na comunidade. Os nomes não foram confirmados ao Informativo Adusp pela Assessoria de Imprensa da Reitoria, que afirmou que a confirmação só poderá ocorrer após a homologação no Co. De acordo com essa lista, ainda incompleta, a(o)s indicada(o)s serão:
 
  • Pró-Reitoria de Graduação (PRG): Jorge Tenório, da Escola Politécnica (Poli), e Marcos Neira, da Faculdade de Educação (FE), como adjunto;
  • Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG): Márcio de Castro Silva Filho, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), e Niels Olsen, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), como adjunto. Silva Filho foi adjunto de Carlotti na gestão anterior e, no momento, responde pela PRPG em caráter pro tempore;
  • Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU): Marli Quadros Leite, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH);
  • Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP): Paulo Nussenzveig, do Instituto de Física (IF);
  • Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento: Ana Lucia Duarte Lanna, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), e Miriam Debieux Rosa, do Instituto de Psicologia (IP), como adjunta.
 
De acordo com portarias publicadas no Diário Oficial do Estado no dia 26/1, três dos quatro pró-reitores da gestão V.Agopyan-A.C Hernandes seguem respondendo pelos cargos em caráter pro tempore: Sylvio Roberto Accioly Canuto (PRP), Edmund Chada Baracat (PRG) e Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado (PRCEU).

Eugênio Bucci e Patricia Iglecias voltam a ser superintendentes

As portarias também designam a(o)s nova(o)s ocupantes de cargos nas coordenadorias, superintendências e outros órgãos importantes da administração central da universidade.
 
João Maurício Gama Boaventura, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), assume a Coordenadoria de Administração Geral (Codage). A coordenadora-adjunta é Heliani Berlato dos Santos (Esalq).
 
Amaury José Rezende, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP), passa a exercer a função de diretor-geral do Departamento de Administração da Codage. No Departamento de Convênios, assume como diretor-geral Cláudio Antonio Pinheiro Machado Filho, da FEA, e Wilson Aparecido Costa de Amorim (FEA) passa a ser o diretor-geral do Departamento de Recursos Humanos (DRH).
 
Marina Helena Cury Gallottini, da Faculdade de Odontologia (FO), é a nova secretária-geral, e Fernando Facury Scaff, da Faculdade de Direito (FD), assume a Superintendência Jurídica, enquanto Marcelo José Magalhães Bonizzi (FD) é o novo procurador-geral da universidade.
 
Eugênio Bucci, da Escola de Comunicações e Artes (ECA), retorna ao cargo de superintendente de Comunicação Social, que já exerceu na gestão M.A.Zago-V.Agopyan. Patricia Faga Iglecias Lemos (FD) igualmente reassume a Superintendência de Gestão Ambiental, que comandou também na gestão Zago. Miguel Antonio Buzzar, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU), assume a Superintendência do Espaço Físico (SEF), e o novo superintendente de Relações Institucionais é Heleno Taveira Torres (FD).
 
Adriana Alves, do Instituto de Geociências (IGc), é a nova coordenadora do Escritório USP Mulheres. A professora já havia exercido a função no ano passado, substituindo a então coordenadora, Maria Arminda do Nascimento Arruda, durante a campanha para a Reitoria. A Ouvidoria da USP terá como titular Marília Cerqueira Leite Seelander (ICB).

Mudanças nas agências e no gabinete do reitor

Aluisio Augusto Cotrim Segurado, da Faculdade de Medicina (FM), é o presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani). Marly Babinski (IGc) é diretora-adjunta na Área de Relações Acadêmicas Nacionais e substituta do presidente da agência, e Paulo Henrique Braz da Silva (FO) passa a exercer a função de diretor-adjunto da área de Mobilidade Acadêmica.
 
Na Agência USP de Inovação (Auspin), o coordenador é Luiz Henrique Catalani, do Instituto de Química (IQ), tendo como vice Emanuel Carrilho, diretor do Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Marcelo Knorich Zuffo (Poli), passa a responder pelo expediente do Centro de Inovação (InovaUSP).
 
Fátima de Lourdes dos Santos Nunes Marques, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), assume a coordenação do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida). A coordenação do Programa Alumni USP fica a cargo de Maria Helena Palucci Marziale, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Paulo Martins, diretor da FFLCH, é agora também presidente da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Aguia).
 
O novo chefe de gabinete da Reitoria é Arlindo Phillipi Junior, da Faculdade de Saúde Pública (FSP). Entre outros cargos, Phillipi já foi pró-reitor adjunto e pro tempore de Pós-Graduação e prefeito do Câmpus da Capital. Edmilson Dias de Freitas, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), é o coordenador-executivo.
 
Como assistentes seniores do reitor, foram nomeada(o)s Célia Regina da Silva Garcia, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), Marcos Silveira Buckeridge, do Instituto de Biociências (IB), e Hamilton Brandão Varela de Albuquerque (IQSC).
 
José Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres (FM), Raquel Assed Bezerra Segato, da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP), e Rubens Beçak, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP), ex-secretário-geral da USP (gestão J.G. Rodas), foram nomeada(o)s assessora(e)s técnica(o)s de gabinete I. Fernando de Queiroz Cunha, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), foi nomeado assessor técnico de gabinete III.

EXPRESSO ADUSP


    Se preferir, receba nosso Expresso pelo canal de whatsapp clicando aqui

    Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!