Universidade
Adusp solicita reunião com a Reitoria para tratar de temas como carreira docente, avaliação, CERT e ação referente à URV
A Adusp enviou mais um ofício ao reitor Carlos Gilberto Carlotti Jr. e à vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda nessa terça-feira (27/8) para requerer o agendamento de reunião entre a Diretoria da entidade e a Reitoria.
A última reunião entre as partes ocorreu há mais de um ano, em abril de 2023, quando “foram entregues ao reitor, além de um conjunto de ofícios não respondidos, um documento contendo a proposta de carreira defendida pela Adusp”.
“Naquela ocasião,” prossegue o ofício, “o reitor se comprometeu a remeter o documento para o Grupo de Estudos sobre a Carreira Docenate e Regimes Previdenciários Docentes, mas desde então não obtivemos qualquer retorno sobre o encaminhamento, assim como não tivemos acesso ao relatório final do grupo”.
Outro tema da pauta que a Adusp quer debater com a Reitoria trata de questões relacionadas à avaliação docente, ao período experimental dos regimes de trabalho e à Comissão Especial de Regimes de Trabalho (CERT). Esses temas foram discutidos em reunião entre as partes no final de 2022 e também abordados em ofício encaminhado pela Adusp no mesmo ano, mas até o momento não houve retorno da Reitoria sobre eventuais encaminhamentos.
A Diretoria da Adusp lembra que, em agosto de 2023, solicitou reunião com a Reitoria e, conforme acordo estabelecido entre as partes no início da gestão reitoral, enviou a pauta que gostaria de abordar: “relação entre Reitoria e Adusp, encaminhamentos e protocolos para os casos de assédio, direito ao auxílio-saúde para docentes aposentadas e aposentados, contratação de docentes, avaliação do trabalho acadêmico, valorização da carreira docente, e condições de trabalho”.
“Consideramos que o pedido, feito há mais de um ano e reiterado por meio do ofício 005/2024 de 4/4/2024, não foi atendido”, diz a entidade ao realizar nova solicitação de agendamento.
A Diretoria da Adusp “entende ser fundamental que a Reitoria da universidade mantenha aberto um espaço de diálogo acerca de questões da maior relevância para o corpo docente e para suas condições de trabalho em geral”, diz o ofício encaminhado nesta semana.
“Por tudo isso, reforçamos a solicitação de reunião entre a Diretoria da Adusp e Reitoria para retomarmos a discussão sobre os pontos acima mencionados e outros que se mostrem necessários e de interesse da categoria, dentre eles, a ação coletiva da Adusp referente ao recálculo da conversão dos vencimentos/proventos da(o)s docentes de URVs em reais”, prossegue a Diretoria da entidade, que reforça sua crença no “compromisso de ambas as partes para com a disposição ao diálogo”.
Fortaleça o seu sindicato. Preencha uma ficha de filiação, aqui!
Mais Lidas
- Após MP-SP ajuizar ação por improbidade, reitor publica resolução 8.692/2024, que autoriza a USP a custear defesa de seus servidores em processos judiciais
- Reitor pede à 13ª Vara da Fazenda Pública para ser excluído da ação do MP-SP contra a permanência da vice-reitora no cargo após completar 75 anos
- Tarcísio estuda adotar regime de capitalização na SPPrev, enquanto Câmara dos Deputados e Supremo debatem fim da contribuição de aposentados(as)
- USP mantém déficit de 928 docentes efetivos(as); desde 2014, queda é de 15,64%, enquanto total de estudantes aumentou 4,65%
- “Até quando a sociedade brasileira vai tolerar práticas antissociais?”